As autoridades em saúde de Santa Maria e do Estado divulgaram um novo boletim com os dados atualizados do surto de toxoplasmose em Santa Maria. Desde a terça-feira passada, dia 8, houve um aumento de 53 casos da doença confirmados após a contraprova do do exame. No dia 8, o relatório apontava que a cidade tinha 218 casos confirmados. Agora, são 271.
: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :
MAIOR SURTO DO MUNDO
A divulgação dos dados mostra que a previsão dos médicos infectologistas de Santa Maria e um especialista em toxoplasmose de Erechim começa a se confirmar. Segundo eles, Santa Maria deve registrar o maior surto da doença do mundo, com cerca de 500 casos _ o maior surto até agora teve 464 casos em Santa Isabel do Ivaí (PR), em 2002. Se somarmos os casos confirmados (271) e os casos em investigação (230), chegamos ao total de 501 casos.
MAIS GRÁVIDAS
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade contabiliza 847 casos notificados por médicos das redes pública e privada após consultas médicas. O número de gestantes com resultado positivo também aumentou: agora, são 24 confirmados. Até terça, eram 21 casos.
RESULTADO DO EXAME DA ÁGUAFoto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Amostras da água foram coletadas dia 21 de abril na estação de tratamento da Corsan
O boletim divulgado no site da prefeitura de Santa Maria traz outra informação que vem sendo o grande questionamento da população: afinal, o que indicam as análises feitas na água de Santa Maria?
Médicos acreditam que surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior do mundo
Conforme a assessoria, os laudos de análise da água, realizados pela Universidade Estadual de Londrina, deram negativo para a presença do DNA do toxoplasma gondii, causados da doença. As análises foram coletadas em reservatórios de residências e na Estação de Tratamento de Água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Ocorre que, não é possível afirmar com 100% de certeza que a água está fora de suspeita. Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, as análises se referem apenas a um período específico. Assim, os dados são preliminares e não totalmente conclusivos. É necessários que esses dados sejam avaliados em conjunto com as demais investigações epidemiológicas que estão sendo feitas em Santa Maria.