surto de toxoplasmose

Sobe para 271 o número de casos confirmados de toxoplasmose

As autoridades em saúde de Santa Maria e do Estado divulgaram um novo boletim com os dados atualizados do surto de toxoplasmose em Santa Maria. Desde a terça-feira passada, dia 8, houve um aumento de 53 casos da doença confirmados após a contraprova do do exame. No dia 8, o relatório apontava que a cidade tinha 218 casos confirmados. Agora, são 271.

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

Created with Raphaël 2.2.0Casos confirmadoscasos19 de abril20 de abril24 de abril27 de abril04 de maio08 de maio11 de maio0100200300
Created with Raphaël 2.2.0Casos suspeitoscasos19 de abril20 de abril24 de abril27 de abril04 de maio08 de maio11 de maio0100200300400500600700

MAIOR SURTO DO MUNDO 
A divulgação  dos dados mostra que a previsão dos médicos infectologistas de Santa Maria e um especialista em toxoplasmose de Erechim começa a se confirmar. Segundo eles, Santa Maria deve registrar o maior surto da doença do mundo, com cerca de 500 casos _ o maior surto até agora teve 464 casos em Santa Isabel do Ivaí (PR), em 2002. Se somarmos os casos confirmados (271) e os casos em investigação (230), chegamos ao total de 501 casos.

MAIS GRÁVIDAS
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade contabiliza 847 casos notificados por médicos das redes pública e privada após consultas médicas. O número de gestantes com resultado positivo também aumentou: agora, são 24 confirmados. Até terça, eram 21 casos.

RESULTADO DO EXAME DA ÁGUAFoto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Amostras da água foram coletadas dia 21 de abril na estação de tratamento da Corsan

O boletim divulgado no site da prefeitura de Santa Maria traz outra informação que vem sendo o grande questionamento da população: afinal, o que indicam as análises feitas na água de Santa Maria?

Médicos acreditam que surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior do mundo

Conforme a assessoria, os laudos de análise da água, realizados pela Universidade Estadual de Londrina, deram negativo para a presença do DNA do toxoplasma gondii, causados da doença. As análises foram coletadas em reservatórios de residências e na Estação de Tratamento de Água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).  

Ocorre que, não é possível afirmar com 100% de certeza que a água está fora de suspeita. Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, as análises se referem apenas a um período específico. Assim, os dados são preliminares e não totalmente conclusivos. É necessários que esses dados sejam avaliados em conjunto com as demais investigações epidemiológicas que estão sendo feitas em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como as escolas públicas atuam na prevenção da toxoplasmose em Santa Maria Anterior

Como as escolas públicas atuam na prevenção da toxoplasmose em Santa Maria

Vacinação contra a gripe ocorre em 30 locais neste sábado em Santa Maria Próximo

Vacinação contra a gripe ocorre em 30 locais neste sábado em Santa Maria

Saúde